quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CONFIRA OS ESPETÁCULOS SELECIONADOS PARA O 5º Festival de Teatro de Rua Porto Alegre



Considerado um dos mais importantes festivais do gênero no país o evento será realizado na capital gaúcha entre 08 e 17 de abril


A Compagnie Houdart-Heuclin, da França, Roger Bernat/FFF, da Espanha, Grupo Performa, de São Paulo, Teatro Público, de Belo Horizonte e grupos gaúchos como o Mosaico Cultural, Teatro Geográfico e Oigalê foram selecionados para a 5ª edição do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, que será realizado na capital entre 08 e 17 de abril de 2013, em diversos espaços e parques.

Roger Bernat traz ao FTRPA o espetáculo “Domínio Público”, que coloca o público no centro da atuação. Aliás, o público é o próprio elenco desse jogo de tabuleiro em tamanho real. O criador reúne um grupo de pessoas numa praça, todas com headphones distribuídos pela produção, que receberão instruções do diretor da peça. A partir dos simples movimentos dos participantes, formam-se pequenos grupos que refletem padrões sociais e contam uma história que Bernat orquestra com cuidado durante a apresentação, tornando-a uma ficção bizarra, divertida e imprevisível. O diretor esteve no Brasil em 2012, no Festival de Teatro de Rua Palco e Rua, em Belo Horizonte.

Padox Dans La Cité” é o espetáculo que a Compagnie Houdart-Heuclin escolheu para apresentar no festival. Padox é uma personagem que abandona o palco e sai atuando pelas ruas da cidade sob a luz do sol. Ele é do tamanho de um humano e age como parte da multidão. Durante a intervenção urbana serão vinte Padox, todos iguais, espalhados pela cidade, dirigidos por Dominique Houdart.

Nesta 5ª edição, além de espetáculos inovadores como as duas produções internacionais e o Grupo Erro, de Florianópolis, apresentando um espetáculo com três dias de duração que interfere na rotina do Centro da cidade, o FTRPA descentraliza a programação, apresentando em bairros de periferia e oferecendo oficinas, debates e trocas e uma “rodada de negócios”, com a presença de curadores de outros festivais do gênero.

Em quatro anos de trabalho com o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, Alexandre Vargas e a equipe curadora consolidaram o projeto, que hoje tem continuidade e reconhecimento de público e crítica, além de ser atualmente um dos principais eventos do gênero no Brasil. Nesse período foram realizadas 129 apresentações, por 38 grupos de artes cênicas de rua, entre eles os principais grupos do país. O Festival oferece ao público diversidade de linguagens teatrais de rua, possibilitando trocas entre artistas, discussões, debates e inúmeras atividades formativas, além de apresentações em espaços abertos, parques e pontos de cultura. Os objetivos são estimular a reflexão e desafiar posturas e posicionamentos estabelecidos, abrindo espaço para diálogos francos sobre a produção teatral contemporânea e sua relação com o espaço público.

Esta 5º edição recebeu um recorde de 200 inscrições, vindas de 19 estados e de cinco países. A curadoria de seleção foi composta pela coordenação do Festival de Teatro de Rua e Coordenação de Artes Cênicas do Município de Porto Alegre.  O 5º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre conta com o financiamento da Lei de Incentivo a Cultura, patrocínio da Petrobras, Eletrobras e Caixa Econômica Federal. É uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Associação Rede do Circo.

Relação dos grupos selecionados para integrar a 5º Edição do Festival:

Compagnie Houdart-Heuclin (França), com “Padox Dans La Cité
Roger Bernat/FFF (Espanha), com “Domínio Público”
Grupo Performa (São Paulo/SP), com “Cry Baby Cry!”
Erro Grupo (Florianópolis/SC), com “Enfim um Líder”
Tablado de Arruar (São Paulo), com “Helena Pede Perdão e é Esbofeteada”
Grupo Garajal (Maracanaú/CE), com “O encontro de Shakespeare com a Cultura Popular: Romeu e Julieta”
Trupe Olho da Rua (Santos/SP), com “Arrumadinho”
Teatro Público (Belo Horizonte/MG), com “Naquele Bairro Encantado”
Bloco da Laje (Porto Alegre/RS), com “Parada Cênica Musical”
Olhar do Outro (Pelotas/RS), com “Olhar do Outro”
Oigalê (Porto Alegre/RS), com “O Baile dos Anastácio”
Grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre/RS), com “Corsários Inversos”
Grupo Pindaíbanos (Porto Alegre/RS), com “A Serpentina ou Meu Amigo Nelson”
A Cambada de Teatro (Porto Alegre/RS), com “Futebol Nossa Paixão”
Rudinei Morales Teatro de Animação (Porto Alegre/RS), com “O Teatro de Caixa”
Grupo Tia (Canoas/RS), com “Histórias de Circo Sem Lona”
Teatro Geográfico + Diego Mac (Porto Alegre/RS), com “Geocoreografia: cidade não vista”
Grupo Manjericão (Porto Alegre/RS), com “João-Pé-De-Chinelo”
Ayé (Porto Alegre/RS), com “Ayé”

Serviço:

As apresentações dos espetáculos serão realizadas nos dias:
10 a 12 de abril em diversos pontos da Rua dos Andradas e Largo Glênio Peres;
13 de abril diversas praças e bairros de Porto Alegre;
14 de abril no Brique da Redenção.

Projeta-se 50 apresentações.

Fones: 051 3289.8061 e 3289.8062 - Artes Cênicas
www.ftrpa.com.br

Coordenação do Festival: Alexandre Vargas
Financiamento: Lei de Incentivo a Cultura
Patrocínio: Petrobras, Eletrobras e Caixa Econômica Federal
Realização: Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Associação Rede do Circo.

Informações para a imprensa:
bebê baumgarten/bddivulgação
(51) 3028.4201 e (51) 8111.8703
Nextel (51) 7814.2244 ID 84*39184
bebebaumgarten@terra.com.br
www.bddivulgacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário