sexta-feira, 30 de março de 2012

INCRIÇÕES PRORROGADAS!! WORKSHOPS GRATUITOS NO 4º FESTIVAL DE TEATRO DE RUA DE PORTO ALEGRE

As inscrições para os três workshops que serão oferecidos pela 4ª edição do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre foram prorrogadas e estão abertas até o dia 04 de abril. Podem ser realizadas na Coordenação de Artes Cênicas (Av. Erico Verissimo, 307), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Para este ano, os cursos tem como temática a “formação”, valorizando a diversidade cultural do país como uma realidade. Estão previstas na programação os workshops “Construção Cênica e Atuação em Espaços Urbanos”, que será ministrado por Chico Pelúcio, um dos fundadores do Grupo Galpão; “A Cinética do Invisível”, com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral e “A Investigação sobre a Dramaturgia da Dança dos Orixás”, direcionado a atores e bailarinos, ministrado por Augusto Omolú, do Odin Teatret da Dinamarca. Além dos três cursos, acontecerá a palestra “Cultura popular: a provocação de novos olhares na dramaturgia de rua”, com um dos maiores expoentes da dramaturgia brasileira na atualidade Luiz Alberto de Abreu.

INSCRIÇÕES
até 04 de abril
mediante a Entrega de Currículo e Carta de Intenção
Coordenação de Artes Cênicas
(Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307 – Cep: 90160-181

O 4º Festival de Teatro de Rua acontece de 8 a 17 de abril. Confira a programação completa aqui

WORKSHOPS

“Construção cênica e atuação em espaços urbanos”
Com Chico Pelucio, ator, diretor, gestor cultural e um dos fundadores do Grupo Galpão.
De 09 a 12 de abril, das 18h às 22h. 30 vagas

O Workshop prevê uma participação de artistas locais, para realizar um cortejo dentro do 4° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre. O trabalho é realizado a partir da observação da energia, da velocidade, da intensidade, do ritmo cotidianos da rua. É elaborado com os atores, intervenções que possam alterar esse estado natural chamando a atenção do transeunte pela quebra do esperado. Experimentar possibilidades de intervenção urbana, da performance à composições coreografadas e coletivas, do silêncio à coros de vozes poéticas e urbanas. Do chão às possibilidades da verticalização que a cidade pode oferecer. Os participantes junto a Chico Pelúcio conduzirão o cortejo de abertura do festival pelas ruas de Porto Alegre no dia 13 de abril as 19h20, na Rua da Praia/Esquina Democrática e Largo Glênio Perez.

Chico Pelúcio é ator, diretor e gestor cultural. Integrante do Grupo Galpão desde 1984 destaca-se como ator no espetáculo Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, 1990, e na direção da montagem de Um Trem Chamado Desejo, 2000. Sua trajetória é marcada pela atuação como gestor cultural, principalmente à frente do Galpão Cine Horto e na presidência da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). O encontro com o Galpão configura-se como um marco em sua carreira. A partir daí, participa de diversas montagens, em que o grupo desenvolve pesquisas de linguagem que passam pelo teatro de rua, pela commedia dell'arte e por textos de Nelson Rodrigues, William Shakespeare e Molière.

“A Cinética do Invisível”
Com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral.
De 08 a 09 de abril, das 10h às 16h. 30 vagas

O workshop “A cinética do invisível', ministrado por Matteo Bonfitto segue pela trilha aberta por Peter Brook e seus atores, em que o teatro se propõe a envolver o espectador em estados e espaços cênicos, nos quais os territórios das sensações e relações humanas do cotidiano se confundem com os espaços das vivências dramáticas como performação expressiva e representativa. Nessa caminhada, ao mesmo tempo exploratória e incorporadora, a arte teatral trabalha a cada espetáculo, as forças orgânicas à existência corporal, mental e espiritual do homem, remontando inclusive, às da ancestralidade no plano dos psiquismos e das projeções místicas, para chegar pela abdução estética ao que chama de cinética do invisível.

Matteo Bonfitto é ator, diretor, e pesquisador teatral. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Fez a graduação no DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo - da Università degli Studi di Bologna - Itália. É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP, e Ph.D. pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Permaneceu de 2002 a 2006 na Europa com uma bolsa da Capes desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática sobre o trabalho do ator no teatro de Peter Brook.

“A Investigação sobre a dramaturgia da dança dos orixás”
Para atores e bailarinos com Augusto Omolú – Odin Teatret (Dinamarca)
De 14 a 17 de abril, das 9h às 13h. 40 vagas

Augusto Omolu, um dos professores da ISTA (International School of Theatre Anthropology) e ator do Odin Teatret desde 2002, propõe um Workshop de investigação sobre a dramaturgia da dança dos Orixás (Candomblé brasileiro), com base nos princípios da antropologia teatral. O trabalho será focado na exploração das diferentes energias e no movimento que caracteriza o espírito de cada Orixá. Através de uma conexão mente-corpo, o workshop trabalha com a energia de resistência, a lógica interna do movimento, a coordenação de ritmo e precisão, a intensidade da unificação da imaginação com a dinâmica do corpo. O trabalho do ator é transformar a dança em teatro, sublinhando a diferença entre um corpo que se move e um corpo que é capaz de comunicar uma história. Como pode um mecânico movimento técnico ser transformado em um movimento orgânico? Qual é a diferença entre forma e / formação? Como podemos entrar na zona / extra ordinária, onde o invisível se torna visível, através do corpo humano?

Augusto Omolu nasceu em Salvador, Bahia e cresceu dentro do mundo religioso do candomblé, onde ele é Ogan (assistente de cerimonial). Começou a dançar em 1976 com o grupo Viva Bahia, dirigido por Emília Biancardi, e juntou-se a Castro Alves Ballet em 1981, onde participou de todas as produções da companhia e, muitas vezes como dançarino solo. Desde 1982 tem sido responsável por um curso de técnica Afro-Brasileira no Teatro Castro Alves. De 1983 a 1985 criou e dirigiu a Companhia Chama, trabalhando tanto como bailarino e coreógrafo. Augusto Omolu vem colaborando com a ISTA (International School of Theatre Anthropology) desde 1994 e desde 2002 ele vem trabalhando como ator na Odin Teatret, em espetáculos como: Andersens Dream, Great Cities under the Moon, Ur Hamlet, Ode to Progress. A sua performance solo, Oro de Otelo, vem acompanhado de percussão afro-brasileira e gravações de ópera, e é o resultado do encontro entre as raízes do Candomblé e técnica Odin Teatret.

INIMIGOS DE CLASSE

INIMIGOS DE CLASSE
Sala Álvaro Moreyra

30 e 31 de março, 1º de abril

sexta e sábado Às 21h, domingo às 20h


O espetáculo é focado na falência do sistema educacional em relação ao complexo universo dos alunos marginalizados da escola pública. Realista, aposta suas fichas na construção dos personagens, todos alunos de periferia, seus códigos de comportamento, suas dificuldades de integração com o grupo. A verossimilhança com adolescentes contemporâneos é proposital e necessária, para que os discursos dos alunos não sejam exercícios de literatura e sim linguagem de uma classe estigmatizada e com problemas.

“Abandonados na sala de uma decadente escola periférica, os alunos de Inimigos de Classe não são nem mocinhos nem bandidos. A esperança e o desespero aparecem em todos os personagens. Não há solução a curto prazo, não há medidas eficientes e reguladoras.Todos eles sabem que o mundo é uma surpresa que dói, e que com o tempo só dói; todos remexem perigosamente o risco da situação que estão vivendo”, afirma Luciano Alabarse. “Para eles, o risco consiste em assumir suas próprias responsabilidades quando faltam alternativas externas para um futuro melhor. Nesse sentido, no mundo globalizado do século XXI, a ação da peça pode acontecer em Porto Alegre, Berlim ou qualquer outra cidade onde impera nossa capenga democracia solidária e sua deturpada lógica de benesses igualitárias”, complementa o diretor.

Direção Luciano Alabarse
Elenco Marcelo Adams, Denis Gosch, Eduardo Steinmetz, Fabrízio Gorziza, Gustavo Sussin, Fernando Zugno, Marcelo Crawshaw, Mauro Soares
Preparação corporal Margarida Leoni Peixoto
Cenário Luciano Alabarse
Figurinos Daniel Lion
Iluminação João Fraga e Maurício Moura

quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula Picadeiro - Infância com Arte


O Circo da Cultura - Unidade Móvel apresentará no dia 29/03 às 17h e 30min no Teatro de Câmara Túlio Piva sua Aula de Picadeiro intitulada “Infância com Arte”. O evento terá a participação dos Meninos da Casa de Acolhimento que farão apresentação de Haps e do Grupo de Percussão do PROTEJO.

O Circo da Cultura - Unidade Móvel é uma parceria da FASC com a Secretaria Municipal de Cultura por meio da Coordenação de Artes Cênicas. Desde de abril de 2011 atende cerca de 180 crianças dos SASEs da Bom Jesus e Restinga com oficinas de acrobacia de solo, malabarismo e música. O projeto em maio de 2012 será ampliado para mais dois SASEs e acrescentará ao seu currículo a disciplina de perfomance cênica..

Acompanhe depoimentos das crianças e professores no blog do Circo da Cultura

terça-feira, 27 de março de 2012

Vencedor do Prêmio Carlos Carvalho

O Prêmio Carlos Carvalho, nesta edição especial (23 anos), dedicada exclusivamente aos dramaturgos nascidos ou radicados em Porto Alegre, surpreendeu com a participação de 51 candidatos. A média de participantes do Rio Grande do Sul nas sete edições nacionais, realizadas a partir de 1988, era de 30 autores do estado diante de 300 do Brasil.

A Comissão Julgadora do 8º Concurso de Dramaturgia da SMC – Eliane Tejera Lisbôa, José Ronaldo Faleiro e Ivo Bender (breve currículo, abaixo) – analisou, durante três meses, as 51 peças teatrais inscritas para chegar ao resultado da premiação:

1º lugar: “O consultor dramático” de Luiz Paulo Vasconcellos;

1ª Menção Honrosa: “Velha é a vó” de Eliana Inês de Castro;


2ª M
enção Honrosa: “Nestes campos em que paramos (e sorrimos)” de Camila Diehl.

Luiz Paulo Vanconcellos, autor do texto vencedor "O Consultor Dramático".
Foto: Guilherme Pires

O autor da obra classificada em primeiro lugar receberá R$ 8.000,00 e as três peças destacadas serão publicadas pela Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura de Porto Alegre, responsável pela criação e continuidade do Concurso de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho, desde 1988.

Saiba mais sobre o Prêmio aqui

Programação dos Teatros Municipais!

VENDETTA CORSA
Última apresentação - PROJETO TEATRO ABERTO
Sala Álvaro Moreyra
Dia 27, terça às 20h

Entrada Franca
(Senhas 1 hora antes)

O corte pode ser no corpo ou na alma, o que conta é a permanência, a persistência da ferida. O tempo passa, mas ela permanece ali, sangrando em silêncio, sem perdão nem reparação. Uma mulher com sede de sangue. Um filho perdido, uma traição, um amor não correspondido, qualquer motivo serve de pretexto para a vingança. Uma dor sem fim, que impulsiona para a vendetta. Ela está em lugar nenhum, e surge, em ato, ação e sede. Uma faca corsa é a protagonista de crimes aparentemente inexplicáveis.
Saiba mais aqui

HOMENAGEM A FERNANDO PEIXOTO
Teatro Renascença
Dia 27, terça às 20h30
Entrada Franca
Saiba mais aqui

FADAS E MONSTROS NO VELÓRIO DE PATER PAN
Última apresentação - PROJETO NOVAS CARAS
Teatro de Câmara Túlio Piva
Dia 28, quarta às 20h
Entrada Franca
(Senhas 1 hora antes)

O espetáculo Fadas&Monstros no velório de Pan é um Conto de Fadas para adultos. Escrito e dirigido por Bob Bahlis, este Conto de Fadas foi inspirado no livro Fadas no divã de Diana L. Corso & Mario Corso e na lenda Urbana sobre a morte de Walt Disney, que teve o corpo congelado, logo após a sua morte para ser ressuscitado no futuro.
Saiba mais aqui

SOLO EM ÁGUA FERVENTE
Teatro de Câmara Túlio Piva
30 e 31 de março, 1º de abril

sexta e sábado Às 21h, domingo às 20h

Provocadas pela carga expressiva das idéias de pausa e de vazio, coreógrafa e bailarina foram convidadas a olhar este universo dos silêncios mais de perto... um universo onde até então nada acontecia, mas que através de um olhar mais atento, se apresentou cheio de movimentos. Movimentos que foram interpretados como movimentos líquidos, carregados de emoções. A estes movimentos foi permitido o fluxo e o ritmo de uma poção em ebulição. "Vejo a pausa como um momento de vazio. O corpo é convidado à escuta. Os fluxos internos preenchem essa pausa-vazio e ao mesmo tempo inundam o corpo de sensações e sentidos. Fomos descobrindo que os fluxos internos, mais do que ajustes, são um movimento líquido." Luciana Hoppe, coreógrafa.
Coreografia: Luciana Hoppe
Bailarina-criadora: Maria Albers
Iluminação: Fabrício Simões
Cenografia: Luciana Hoppe, Juliano Rossi e Maria Albers
Trilha sonora pesquisada: Luciana Hoppe e Cristiano Oliveira
Figurino: Luciana Hoppe

ESTRÉIAS

O CASAMENTO DE MAIKON ESTALLONE
Teatro Renascença
30 e 31 de março, 1º de abril

sexta e sábado Às 21h, domingo às 20h

O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone conta a história da família Lichtenfeld, que há mais de 10 gerações tem se dedicado à manter seu pequeno Circo Frederico em funcionamento, itinerando pelas modestas colônias, vilas e picadas da serra gaúcha. Seu ancestrais vieram de Pressburg, hoje Bratislava, na Eslováquia, em busca de tranqüilidade e encontraram no sul do Brasil, o local ideal para continuar a tradição da família em sua atividade artística.
Na definição de Messias, “O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone” é um musical, no qual o teatro e o circo dividem o espaço, cênica e dramaturgicamente.
Elenco: Tuta Camargo - Hálida Maria - Débora Rodrigues - Dilmar Messias
Diego Steffani - Álvaro RosaCosta - Andréa Farias - Vinicius Petry - Mariana Vellinho - Jéferson Rachewsky
Direção Musical, Música Original e Arranjos: Arthur de Faria
Preparação Musical: Simone Rasslan
Professores: Alex Prinz Anjinho (Tompete, Trombone, Tuba, Bombardino)
Fabio Stone (Clarinete, Sax) Josemir Valverde (Violoncelo)
Figurino: Daniel Lion
Cenário: Felipe Helfer
Iluminação: Fernando Ochôa
Produção: Circo Teatro Girassol

INIMIGOS DE CLASSE
Sala Álvaro Moreyra
30 e 31 de março, 1º de abril

sexta e sábado Às 21h, domingo às 20h

O espetáculo é focado na falência do sistema educacional em relação ao complexo universo dos alunos marginalizados da escola pública. Realista, aposta suas fichas na construção dos personagens, todos alunos de periferia, seus códigos de comportamento, suas dificuldades de integração com o grupo. A verossimilhança com adolescentes contemporâneos é proposital e necessária, para que os discursos dos alunos não sejam exercícios de literatura e sim linguagem de uma classe estigmatizada e com problemas.

“Abandonados na sala de uma decadente escola periférica, os alunos de Inimigos de Classe não são nem mocinhos nem bandidos. A esperança e o desespero aparecem em todos os personagens. Não há solução a curto prazo, não há medidas eficientes e reguladoras.Todos eles sabem que o mundo é uma surpresa que dói, e que com o tempo só dói; todos remexem perigosamente o risco da situação que estão vivendo”, afirma Luciano Alabarse. “Para eles, o risco consiste em assumir suas próprias responsabilidades quando faltam alternativas externas para um futuro melhor. Nesse sentido, no mundo globalizado do século XXI, a ação da peça pode acontecer em Porto Alegre, Berlim ou qualquer outra cidade onde impera nossa capenga democracia solidária e sua deturpada lógica de benesses igualitárias”, complementa o diretor.
Direção Luciano Alabarse
Elenco Marcelo Adams, Denis Gosch, Eduardo Steinmetz, Fabrízio Gorziza,
Gustavo Sussin, Fernando Zugno, Marcelo Crawshaw, Mauro Soares
Preparação corporal Margarida Leoni Peixoto
Cenário Luciano Alabarse
Figurinos Daniel Lion
Iluminação João Fraga e Maurício Moura

sexta-feira, 23 de março de 2012

Homenagem a Fernando Peixoto














O escritor, tradutor, ator e diretor teatral gaúcho Fernando Peixoto, falecido em janeiro passado, será homenageado no dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro, no palco do Renascença, a partir das 20h30min.

Na ocasião, a atriz Mirna Spritzer, a jornalista Ivete Brandalise, o professor de literatura Flávio Loureiro Chaves e o crítico teatral Antonio Holhfeldt vão debater sobre a obra de um dos grandes nomes das artes cênicas do Brasil.
Participa da homenagem, especialmente convidada, a Companhia do Latão (SP), que vai apresentar trechos da peça “O Círculo de Giz Caucasiano” de Bertolt Brecht, sob a direção de Sérgio de Carvalho.
A entrada é franca.


SERVIÇO
Homenagem a Fernando Peixoto
Data: 27 de março de 2012
Horário: 20h30min
Local: Teatro Renascença ( Av. Erico Verissimo, 307)
Entrada Franca

quarta-feira, 21 de março de 2012

Prêmio de montagem para Novos Diretores!

Neste ano, a Secretaria Municipal da Cultura - PMPA em parceria com o Instituto Goethe de Porto Alegre lança mais um edital voltado para novos diretores da cidade.

A peça escolhida para essa edição é “SENHOR KOLPERT” de David Gieselmann. O vencedor do concurso receberá um prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e a liberação dos direitos autorais para montar o espetáculo.

As inscrições abrem no dia 16 de abril e seguem até o dia 30. Somente poderão concorrer a este concurso, artistas porto-alegrenses ou radicados em Porto Alegre

O Edital para participação já pode ser acessado aqui

CRONOGRAMA

Inscrições:
De 16 a 30 de abril de 2012
das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na Coordenação de Artes Cênicas. Av. Erico Veríssimo, 307. Atenção:
Divulgação das inscrições homologadas:
Dia 02 de maio de 2012.
Prazo para recursos:
De 03 a 09 de maio de 2012.
Publicação das inscrições habilitadas:
11 de maio de 2012.
Reunião de Avaliação:
Dia 14 de maio
Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues – Av. Erico Veríssimo, 307 às 12h).
Divulgação do resultado:
Dia 17 de maio de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Seminário ''A Encenação Contemporânea''

Nos dias 23 e 26 desse mês, a Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre, promove em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IA/UFRGS e Grupo de Pesquisa Inter-Texto do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC o Seminário ''A Encenação Contemporânea'' com a pesquisadora e professora francesa Dra. Béatrice Picon-Vallin, que busca discutir o teatro atual. O evento acontece na Sala Álvaro Moreyra e a entrada é franca.
Na sexta feira, dia 23, às 19h30 acontecerá a abertura do evento e a conferência Reexaminando o Papel do Encenador Hoje, conduzido pela francesa. Béatrice vem acompanhando de perto os processos de criação do Théâtre du Soleil e é autora de várias publicações sobre o grupo, algumas delas traduzidas em português. O evento terá a participação dos diretores gaúchos Adriane Mottola, Daniela Carmona, Daniel Colin, Inês Marocco.
No dia 26, segunda feira, o encontro com a convidada acontece mais cedo, às 10h. A palestra As Intervenções das Tecnologias de Imagem na Encenação: uma nova via para o teatro? contará também com a participação das encendoras Patrícia Fagundes, Jacqueline Pinzon, Jezebel De Carli.

BÉATRICE PICON-VALLIN
Professora em Estudos Teatrais na Université Paris III – Sorbonne Nouvelle, professora de História do Teatro no Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique de Paris (CNSAD), diretora do Laboratório de Investigação das Artes do Espetáculo do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - ARIAS). Diretora das coleções Arts du Spectacle (CNRS Éditions, Paris), thXX (L'Age d'Homme, Lausanne/ France), Mettre en Scène (Actes Sud-Papiers, Arles, France). Especialista em teatro do século XX, suas pesquisas abrangem o teatro russo, as questões relativas à encenação, ao trabalho do ator e às relações da cena com as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias).

Livros da autora disponíveis em edição brasileira:
A arte do teatro: entre tradição e vanguarda – Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006.
A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Ariane Mnouchkine : introdução, escolha e apresentação dos textos por Béatrice Picon-Vallin. São Paulo: Riocorrente. (Lançamento)

PROGRAMAÇÃO:

23/03, sexta-feira, 19h30
19h30 - Abertura
19h40 - Conferência: Reexaminando o Papel do Encenador Hoje
Palestrante: Prof. Dra. Béatrice Picon-Vallin (CNRS/França)
Encenadores gaúchos convidados: Adriane Mottola, Daniela Carmona, Daniel Colin, Inês Marocco

26/03, segunda-feira, 10h
Palestra: As Intervenções das Tecnologias de Imagem na Encenação: uma nova via para o teatro?
Palestrante: Prof. Dra. Béatrice Picon-Vallin (CNRS/França)
Mediação: Prof. Dra. Marta Isaacsson (PPGAC/UFRGS)
Encenadores gaúchos convidados: Patrícia Fagundes, Jacqueline Pinzon, Jezebel De Carli
Local: Sala Álvaro Moreira (Av. Erico Verissimo, 307 - Centro Municipal de Cultura.
Entrada franca com retirada de senhas 1 h antes dos eventos.

INFORMAÇÕES:

Coordenação de Artes Cênicas

(51)3289-8062 / 3289-8064
cac@smc.prefpoa.com.br
www.maisteatro.blogspot.com

Secretaria de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IA/UFRGS
(51) 3308.4379
www.ppgac.ufrgs.br

segunda-feira, 19 de março de 2012

Teatro de Rua no 24h de Cultura - Porto Alegre: 240 anos


Teatro de Rua - Palcos Descentralizados


Sábado, 24 de março
NEGRINHO DO PASTOREIO - Oigalê, às 16h
Região Glória
Centro Cultural da Glóri
a
Rua Carvalho de Freitas, 1012














Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. É a lenda mais autêntica do folclore do Rio Grande do Sul. Conta a saga de um escravo que por ter perdido uma corrida de cavalos é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta apenas acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.

Texto: Simões Lopes Neto
Adaptação: Hamilton Leite e Paulo Gaiger
Direção: Sergio Eitchichury
Atuação: Di Machado, Giancarlo Carlomagno, Hamilton Leite, Paulo Brasil e Vera Parenza
Músicas: Gustavo Finkler
Preparação vocal: Cristiano Hanssen
Figurino: Vera Parenza
Adereços: Oigalê C.A.T
Iluminação: Paulo Fontes
Máscaras: Ricardo Vivian

Saiba mais em:
http://www.oigale.com.br


O LANÇADOR DE FOGUETES - De Pernas Pro Ar, às 16h
Região Sul
Praça Tabira
Av. Guaiba, altura do nº 46
















Inspirado na física quântica, um personagem obstinado desloca-se num triciclo recheado de elementos cênicos. Busca uma ferramenta para calcular os fenômenos físicos à procura do lugar perfeito para o lançamento de seus foguetes.

Ator e Diretor: Luciano Wieser
Cenografia: Luciano Wieser
Figurinos: Raquel Durigon
Maquiagem: Raquel Durigon
Assistência: Raquel Durigon
Produção e Realização: Grupo De Teatro De Pernas Pro Ar


Domingo, 25 de março

O VENDEDOR DE PALAVRAS - Grupo Mototóti, às 16h
Região Campo Novo
Praça Nestor Hop

Rua Colina, 150














Em cena a história de Milho, um amante dos livros que sonha em fazer com que as pessoas leiam por elas mesmas. Ele se dá conta de que há uma grande falta de palavras no mundo, e por isso as pessoas ficam repetindo as poucas que têm. E, se cada palavra equivale a um pensamento novo ele poderia se tornar um vendedor de palavras, e fazer com que as pessoas pensem mais e melhor. Na trama também estão os avós de milho, Adam, um senhor inglês que vive em conflitos com Odete, a avó alemã. O sotaque carregado do casal é garantia do humor próprio do teatro popular, feito para a rua. Acima de tudo uma história de amor, às pessoas, às palavras e aos livros.

A partir da crônica de Fábio Reynol
Atuação e Concepção: Carlos Alexandre e Fernanda Beppler
Direção: Arlete Cunha
Dramaturgia: Rodrigo Monteiro
Cenografia: O Grupo e Zoé Degani
Figurinos: Coca Serpa
Trilha Sonora Original: Fernanda Beppler
Máscaras e Boneco: Paulo Martins Fontes e Eduardo Custódio
Identidade Visual: Carlos Alexandre
Produção e Realização: Grupo Mototóti

Saiba mais em:
www.motototi.com.br

Confira a programação completa da 53.ª Semana de Porto Alegre - 240 anos em:
http://poa240anos.com.br


Espetáculos em destaque na 53.ª Semana de Porto Alegre - 240 anos: 24 horas de Cultura para todos os públicos


Teatro de Câmara Túlio Piva


Sábado, 24 de março
16h Espetáculo Infantil - A Cãofusão, uma aventura legal pra cachorro
21h Espetáculo Adulto - Tartufo
23h Espetáculo Adulto - Tartufo

Domingo, 25 de março
11h Espetáculo Infantil - A Cãofusão, uma aventura legal pra cachorro
16h Espetáculo Infantil - A Cãofusão, uma aventura legal pra cachorro
20h Espetáculo Adulto - Tartufo


A CÃOFUSÃO, UMA AVENTURA LEGAL PRA CACHORRO


















Uma grande fantasia musical, na qual o mundo é dos cachorros. Inspirada no clássico desenho animado "A dama e o vagabundo" da Disney, o espetáculo conta a história de Lady, uma cadela que vê sua posição ameaçada por um novo centro das atenções: o nascimento do filho de sua dona. Em um passeio, conhece Malandro, um cão vira-lata, que lhe mostra a cidade com outros olhos, a diferença – e os perigos – de viver em liberdade e a poesia existente nas pequenas coisas.

Texto Original: Marcelo Adams
Direção: Lúcia Bendati
Assistência de Direção: Larissa Sanguiné
Elenco: Cassiano Fraga, Daniel Colin, Denis Gosch, Fernanda Petit, Leticia Paranhos, Patrícia Soso, Ricardo Zigomático
Trilha Sonora Original e Direção Musical: Alvaro RosaCosta
Arranjos: Alvaro RosaCosta e Cau Netto
Preparação Musical: Simone Rasslan
Criação Coreográfica e Preparação Corporal: Larissa Sanguiné e Denis Gosch
Cenário: Zoé Degani
Figurinos: Cláudio Benevenga
Produção: Rodrigo Ruiz

Veja mais no blog do espetáculo
http://acaofusao.blogspot.com


TARTUFO
"A Segunda Batida de Molière" do Grupo Farsa













Tartufo é uma das comédias mais famosas da língua francesa de todos os tempos. A peça aborda de maneira cômica as relações humanas que envolvem aqueles que utilizam a fé para adquirirem o poder e a ascenção social. Orgon, respeitado cidadão, vê sua fortuna e sua família ruirem por culpa do personagem título, que deseja tão somente utilizar-se da boa vontade de todos para prometer um céu que nem mesmo ele acredita existir.

Direção: Gilberto Fonseca
Assistência de Direção: João Pedro Madureira
Direção Musical: Marcos Chaves
Elenco: Ariane Guerra, Carlos Azevedo, Elison Couto, Laura Leão, Lúcia Bendati, Marcos Chaves, Plínio Marcos Rodrigues, Tefa Polidoro, Vinícius Meneguzzi e Bruno Hypólito
Produção: André Oliveira e Rodrigo Ruiz

Saiba mais no blog do Grupo Farsa
http://gfarsa.blogspot.com


Palcos Descentralizados

Sábado, 24 de março
Morro da Cruz - Capela de Santa Cruz
18h30Espetáculo - Geocoreografia: Cidade Não Vista

Domingo, 25 de março
Usina do Gasômetro
16h – Performance - Geocoreografia: Cidade Não Vista com Sarcáustico/ Santa Estação e Depósito de Teatro

Escada da Igreja das Dores

20h – Espetáculo - Geocoreografia: Cidade Não Vista


GEOCOREOGRAFIA: CIDADE NÃO VISTA












Uma iniciativa muito feliz do Teatro Geográfico e do coreógrafo Diego Mac, que conta com representantes de diversos grupos artísticos da cidade, foi criado especialmente para o projeto "Duetos", promovido pela Casa M na 8.ª Bienal do Mercosul, em 2011. A atividade propõe relações criativas entre artistas de diferentes áreas. Agora, em 2012, também vai fazer parte da programação do 24h de Cultura, em homenagem aos 240 anos de Porto Alegre, com novos e diferentes integrantes. Tatiana Vinhais (Teatro Geográfico) e Diego Mac são os diretores da “GEOCOREOGRAFIA: Cidade não vista” e somam seu dueto às personalidades de todos os envolvidos, buscando uma mobilização entre os grupos, com um diálogo mais amplo e funcional e uma igual visibilidade entre a classe.

Saiba mais no blog do Teatro Geográficohttp://teatrogeografico.blogspot.com.br


Todas as atividades têm entrada franca!

Confira a programação completa da 53.ª Semana de Porto Alegre - 240 anos em:
http://poa240anos.com.br


sexta-feira, 16 de março de 2012

24 horas de Cultura no Aniversário de Porto Alegre

De 24 a 31 de março, Porto Alegre comemora seu aniversário de 240 anos. Para festejar a data, a prefeitura e parceiros organizaram uma série de atrações que irão movimentar a Capital durante a 53ª Semana de Porto Alegre.
Especialmente no final de semana dos dias 24 e 25 de março, a Secretaria Municipal da Cultura realizará o 24 Horas de Cultura de Porto Alegre:
Numa atmosfera em que se cruzam culturas das mais diversas partes do planeta e do País, o caráter cada vez mais multifacetado da cidade de Porto Alegre estará explícito em concertos, palestras, novos livros, exposições, mostras de filmes, músicas, oficinas, danças, shows, poemas fisícos, vídeo dança, performances, espetáculos teatrais e outras atividades totalmente gratuitas.
Confira abaixo a programação de artes cênicas e outras atividades que acontecem nos Teatros Municipais.
Teatro Renascença
Sábado, 24 de março.
21h às 22h - Show – Hermes Aquino.
22h15 às 23h15 - Show – Jorge Mautner e Nelson Jacobina.
23h30 às 00h30 - Show – Tonho Crocco.
00h45 à 01h45 - Show – Júpiter Maça.
Domingo, 25 de março.
16h - Dança – Companhia de Dança Edison Garcia.
17h – Dança – Ballet Vera Bublitz.
18h – Dança - Cadica Cia de Dança.
19h – Dança – Restinga Crew.
20h – Dança - Centro de Artes de Porto Alegre.
21h – Dança – Companhia Fernando Campani.
Mais de 400 bailarinos. Seis horas de coreografias. Danças de Salão. Jazz. Dança de Rua. Balé. Danças folclóricas. Em cena, a diversidade e qualidade da produção local que promete presentear o público com todo fascínio e encanto da arte da dança.
Teatro de Câmara Túlio Piva
Sábado, 24 de março.
16h Espetáculo Infantil – A Cãofusão uma aventura legal pra cachorro.
21h Espetáculo Adulto- Tartufo.
23h Espetáculo Adulto- Tartufo.
Domingo, 25 de março.
11h Espetáculo Infantil – A Cãofusão uma aventura legal pra cachorro.
16h Espetáculo Infantil – A Cãofusão uma aventura legal pra cachorro.
20h Espetáculo Adulto- Tartufo.

Usina do Gasômetro
Domingo, 25 de março.
Mezanino
16h – Usina Polifônica – Apresentação de esquetes teatrais.
16h – Performance - “Geocoreografia-Cidade Não Vista” com Sarcáustico/ Santa Estação e Depósito de Teatro
16h15 – Dança - “Voar é Com os Pássaros” com Ânima Cia de Dança
16h25 – Performance - “Sensível .01” com Grupo NEELIC
16h35 – Teatro - “Se os Tubarões Fossem Homens”, de Brecht com Cia Teatrofídico
16h45 – Poema Físico, com Elaine Regina Grupo dos Cinco
16h55 - Video Dança - “Diálogo com a Luz” com Eduardo Severino e Cia de Dança
17h05 – Música – “Do Pandeiro” com Zé Evandro Grupo dos Cinco

Palcos Descentralizados
Sábado, 24 de março.
Morro da Cruz - Capela de Santa Cruz
180h30 – Espetáculo - Geocoreografia: Cidade Não Vista
Região Glória - Centro Cultural da Glória
Rua Carvalho de Freitas, 1012
16h – Teatro de Rua – Negrinho do Pastoreio, com Oigalê.
Região Sul - Praça Tabira
Av. Guaiba Altura do nº 46
16h – Teatro de Rua – O Lançador de Foguetes, com De Pernas Pro Ar.
Palcos Descentralizados
Domingo, 25 de março.
Praça da Alfândega
17h às 18h – Show – Shana Muller.
18h15 às 19h15 – Show - Delicatessem.
Escada da Igreja das Dores
20h – Espetáculo - Geocoreografia: Cidade Não Vista
Região Centro Sul - Praça Nestor Hop/Campo Novo
Rua Colina, 150.
16h – Teatro de Rua – O Vendedor de Palavras, com o Grupo Mototóti.

Clique aqui para conferir a programação completa do 24 Horas de Cultura de Porto Alegre
Clique aqui para conferir a programação completa da Semana de Porto Alegre, com dicas, fotos, vídeos e um quizz sobre a cidade.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Inscrições para OFICINAS GRATUITAS prorrogadas até SEXTA-FEIRA!!!!













A CAC informa que as inscrições para as oficinas foram prorrogadas até sexta-feira, dia 16/3.
As inscrições são presenciais e por ordem de chegada, no horário das 13h30min às 17h30min. Para se inscrever, os interessados deverão ir até o Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575) e levar três itens de material de limpeza ou de higiene pessoal, que serão doados para a Casa do Artista Riograndense. Só será aceita uma inscrição por pessoa.
Nesse primeiro semestre, serão oferecidas 5 oficinas gratuitas de teatro e dança, para diferentes públicos.

INSCRIÇÕES:
Período: 7 a 16 de março
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
Horário: 13h30min às 17h30min

Levar três itens de material de limpeza ou higiene pessoal

* apenas uma inscrição por pessoa

OFICINAS OFERECIDAS:

O CORPO NO ESPAÇO
Ministrante: Luciane Panisson
A oficina pretende aguçar no artista-aluno a percepção e consciência do seu espaço em relação ao outro e ao meio (dimensão, luminosidade, som, cor, cheiro), no âmbito físico e social, por meio de jogos dramáticos e expressivos.
Público alvo: infantil - de 7 a 13 anos
Horário: 9h30min às 12h
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307)

DANÇA PARA CRIANÇAS DE TODAS AS HABILIDADES
Ministrante: Carla Vendramin
A oficina utiliza atividades lúdicas de improvisação e composição coreográfica, incentivando que crianças com e sem deficiências desenvolvam um processo de aprendizagem em dança juntas. O processo criativo do grupo também irá possibilitar a prática de criar pequenas performances durante todo o percurso da oficina. Todas as crianças irão se beneficiar conhecendo seu próprio corpo e o corpo do outro e também descobrindo as possibilidades de dançarem juntas, desenvolvendo comunicação e integração entre os participantes.
Público alvo: infantil - de 7 a 13 anos
Horário: 14h às 16h
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307)

MOVIMENTOS SONOROS: MUSICALIZAÇÃO E INICIAÇÃO AO TEATRO
Ministrante: Marina Mendo
O corpo no espaço: jogos e relações. Ritmo: tempo e espaço musical. Noções de tempo e contratempo. O corpo sonoro e suas possibilidades percussivas ( palmas, estalos, batidas). Introdução ao trabalho vocal:a palavra falada e cantada. Composição de paisagens sonoras. Exploração cênica de objetos sonoros e instrumentos musicais. Excursões e intervenções sonoras pelo espaço urbano. obs: Não é necessária experiência prévia em teatro ou música.
Público alvo: a partir de 14 anos
Horário: 9h às 12h
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Cultura (Rua da República, 575 )

TECENDO HISTÓRIAS
Ministrante: Melissa Dorneles
A oficina pretende construir cenas autobiográficas, criadas a partir de sonhos e memórias dos participantes, em um ambiente de cofiança e interação.
Público alvo: a partir de 14 anos
Horário: 14h30min às 17h30min
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Cultura (Rua da República, 575 )

ABORDAGENS SOMÁTICAS NA DANÇA-TEATRO
Ministrante: Maria Albers
O objetivo da oficina é explorar a educação somática e terapias corporais para trabalhar o corpo expressivo e poético. Propõe-se um diálogo entre estas abordagens e a linguagem da dança-teatro, contando com a possibilidade de que esta pode ser explorada também quando aliada a noções de percepção corporal, autoconhecimento, autonomia e transformação do corpo, ampliando possibilidades de movimento e as capacidades expressivas do corpo. Os alunos serão encorajados a identificar motivações bastante profundas de movimento, mas também a identificar “amarras”, que muitas vezes o impedem de se expressar com toda a sua potencialidade.
Público alvo: a partir de 16 anos
Horário: 18h30min às 21h30min
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012 - 7 encontros
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Cultura (Rua da República, 575 )


Oficina Cena Aberta


A outra novidade de formação no ano de 2012 é a OFICINA CENA ABERTA. Uma oficina permanente e gratuita de iniciação às práticas teatrais que acontecerá todas as segundas-feiras à noite, de março até novembro. Está destinada ao público a partir dos 16 anos e não é necessário se inscrever previamente, apenas se solicita que se compareça com 10 minutos de antecedência. Também não é exigida assiduidade, pois o objetivo é o livre trânsito de presença, de acordo com a disponibilidade do oficinando.


OFICINA CENA ABERTA
Ministrantes: Coletivo docente (Luciana Paz, Joice Rossato, Silvana Rodrigues e Priscila Moraes)
Período: todas as segundas-feiras, de março até novembro, com início em 19/03
Horário: 18h30min às 20h30min
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307)

segunda-feira, 12 de março de 2012

ADOLESCER retorna aos palcos em curta temporada

Adolescer
Teatro Renascença
Dias 15, 16, 17 e 18 de março
Sempre às 20h

Foto de Cau Guebo















Há dez anos em cartaz, Adolescer segue sua trajetória sempre inovando, pois fala, justamente, da adolescência atual e seu conturbado e rico universo. Numa linguagem atual e bem humorada, dez jovens atores encarnam diferentes papéis e personagens, representando situações da vida real, em uma sucessão de cenas curtas que lembram a linguagem da internet e do videoclipe. O espetáculo aborda diversos temas da adolescência, como a busca da identidade e da sexualidade, o relacionamento com os pais, amigos, professores, o mundo digital, bullying, namoros, tribos, gravidez na adolescência, violência, preconceito, depressão, homossexualidade, drogas, vestibular, lutos e perdas desta idade.

Roteiro: Textos de Vanja Ca Michel com fragmentos dos psicanalistas Cybelle Weinberg e Rubem Alves, do psiquiatra José Outeiral e dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar
Concepção e Direção: Vanja Ca Michel
Supervisão: José Outeiral
Elenco: Ana Schneider
Anderson Vieira
Bibi Rositto
Carla Elgert
Daniela Guerrieri
Davi Borba
João Carlos Castanha
Vinicius Ellwanger
William Molina
William Freitas.
Coreografias: Michel Tinho
Iluminação: Moa Junior
Fotos: Cau Guebo
Produção: Vanja Ca Michel e Moa Junior
Realização: Cia Déjà-vu de Porto Alegre
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 10 anos
Ingressos: R$20,00 inteira
R$10,00 Clube ZH para titular e um acompanhante
R$10,00 idosos e estudantes

Saiba mais: www.adolescer.com.br

A Cotovia e a Rosa - somente um final de semana!

A Cotovia e a RosaTeatro de Câmara Túlio Piva
dias 16, 17 e 18 de março
sexta e sábado às 21h e domingo às 20h

Oscar Wilde tem sua obra marcada pela sutileza das ironias e metáforas poéticas, que o grupo Núcleo interpretou de forma quase surrealista na releitura do conto A Cotovia e a Rosa. A peça mostra o desespero de um estudante em busca de uma rosa vermelha, única forma de conquistar sua amada. Uma cotovia que habita seu jardim, comovida, vai em busca de tal objeto de desejo, implorando as roseiras que em troca de sua mais doce canção, ela obtenha a rosa pretendida. O que ela não imaginava é que teria que pagar com a própria vida...
Direção: José Renato Leão.
Atores: Bruno Freitas, Thamiris Abbad e Luiza Sanguanini.
Ingressos: R$ 20,00 com descontos de 50% para Assinantes ZH e Municipários de Porto Alegre,10% para estudantes e idosos.20% para Classe artística.

terça-feira, 6 de março de 2012

OFICINAS GRATUITAS!!!!!!! inscrições abertas!

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abre inscrições para os interessados em participar das ações de formação da Coordenação de Artes Cênicas.

Nesse primeiro semestre, serão oferecidas 5 oficinas de teatro e dança, para diferentes públicos. As inscrições são presenciais e iniciam no dia 07 de março.

Para se inscrever, os interessados deverão ir até o Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575) e levar três itens de material de limpeza ou de higiene pessoal, que serão doados para a Casa do Artista Riograndense.

As inscrições serão recebidas de 07 a 14 de março, das 13h30 às 17h30min.
Só será aceita uma inscrição por pessoa.

INSCRIÇÕES PRESENCIAIS E POR ORDEM DE CHEGADA:

Teatro de Câmara Túlio Piva

de 07 a 14 de março

* apenas uma inscrição por pessoa

O CORPO NO ESPAÇO - JOGOS DE PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA TEATRAL
Ministrante: Luciane Panisson
A oficina ministrada pela artista-professora, Luciane Panisson, busca estimular por meio de jogos teatrais, a percepção do “eu” e do “outro” no espaço cênico e no convívio social.
Público alvo: infantil - de 7 a 13 anos
Horário: segundas, das 9h30min às 12h
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307)

DANÇA PARA CRIANÇAS DE TODAS AS HABILIDADES Ministrante: Carla Vendramin
A oficina utiliza atividades lúdicas de improvisação e composição coreográfica, incentivando que crianças com e sem deficiências desenvolvam um processo de aprendizagem em dança juntas. O processo criativo do grupo também irá possibilitar a prática de criar pequenas performances durante todo o percurso da oficina. Todas as crianças irão se beneficiar conhecendo seu próprio corpo e o corpo do outro e também descobrindo as possibilidades de dançarem juntas, desenvolvendo comunicação e integração entre os participantes.
Público alvo: infantil - de 7 a 13 anos
Horário: segundas, das 14h às 16h
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307)

MOVIMENTOS SONOROS: MUSICALIZAÇÃO E INICIAÇÃO AO TEATRO
Ministrante: Marina Mendo
O corpo no espaço: jogos e relações. Ritmo: tempo e espaço musical. Noções de tempo e contratempo. O corpo sonoro e suas possibilidades percussivas ( palmas, estalos, batidas). Introdução ao trabalho vocal:a palavra falada e cantada. Composição de paisagens sonoras. Exploração cênica de objetos sonoros e instrumentos musicais. Excursões e intervenções sonoras pelo espaço urbano. obs: Não é necessária experiência prévia em teatro ou música.
Público alvo: a partir de 14 anos
Horário: segundas, das 9h às 12h
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Cultura (Rua da República, 575 )

TECENDO HISTÓRIAS
Ministrante: Melissa Dornelles
A oficina pretende construir cenas autobiográficas, criadas a partir de sonhos e memórias dos participantes, em um ambiente de cofiança e interação.
Público alvo: a partir de 14 anos
Horário: segundas, das 14h30min às 17h30min
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Cultura (Rua da República, 575 )

ABORDAGENS SOMÁTICAS NA DANÇA-TEATRO
Ministrante: Maria Albers
O objetivo da oficina é explorar a educação somática e terapias corporais para trabalhar o corpo expressivo e poético. Propõe-se um diálogo entre estas abordagens e a linguagem da dança-teatro, contando com a possibilidade de que esta pode ser explorada também quando aliada a noções de percepção corporal, autoconhecimento, autonomia e transformação do corpo, ampliando possibilidades de movimento e as capacidades expressivas do corpo. Os alunos serão encorajados a identificar motivações bastante profundas de movimento, mas também a identificar “amarras”, que muitas vezes o impedem de se expressar com toda a sua potencialidade.
Público alvo: a partir de 16 anos
Horário: segundas, das 18h30min às 21h30min
Período: 19 de março até 30 de abril de 2012 - 7 encontros
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva Cultura (Rua da República, 575 )


OFICINA CENA ABERTA - NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO!!!!!

A outra novidade de formação, é a OFICINA CENA ABERTA, oficina permanente e gratuita de iniciação às práticas teatrais que acontecerá todas as segundas feiras à noite, de março até novembro. Está destinada ao público a partir dos 16 anos e não é necessário se inscrever previamente, apenas se solicita que se compareça com 10 minutos de antecedência. Também não é exigida assiduidade, pois o objetivo é o livre trânsito de presença, de acordo com a disponibilidade do oficinando.

Ministrante: Coletivo docente (Luciana Paz, Joice Rossato, Silvana Rodrigues e Priscila Moraes)
Dias: todas as segundas-feiras, de março até novembro, com início em 19/03
Horário: das 18h30 às 20h30
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307)

A ideia desse espaço inicial de formação, oferecido em formato aberto, pretende alcançar e atender ao público que ainda não estabeleceu contato com o fazer teatral. Com isso, busca-se desenvolver as capacidades dos participantes para que possam encontrar novas formações e possibilidades, conforme o despertar de suas motivações para as artes cênicas. Também é uma oportunidade para a preparação de platéias, visto que a oficina será ministrada no Centro Municipal de Cultura e será mais um canal de comunicação entre esse espaço diversificado e a comunidade.

Habilidades e Diálogos Acessíveis do Feminino.

Um das atividades semana ARTE DO FEMININO será o Bate papo: Habilidades e Diálogos Acessíveis do Feminino, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a FADERS no dia 12 de março na Sala Álvaro Moreyra, com entrada franca.

O bate-papo pretende trocar experiências sobre o desenvolvimento do fazer artístico integrando mulheres com ou sem deficiências ou que sofreram algum tipo de violência. Com base em diversas linguagens artísticas, a conversa abordará o direito da mulher e as infinitas possibilidades da arte no feminino.

Data: 12/03/12
Horário: 20hs
Local: Sala Àlvaro Moreyra - Centro Cultural Municipal
Endereço: Érico Verissimo, 307 Poa.
Debatedores:
Nadine Farias/Delegacia da Mulher
Patricia Rodrigues/Faders
Juan Zapata/Zapata Filmes
Marilia Menezes/Secretaria de Políticas Para Mulheres
Carla Vendramini/Professora de Dança Inclusiva
Leoni Lima/Artista Plástica
Coordenadora: Angélica Ceci Nunes dos Santos/Faders
Interprete: Cristina Laguna/Faders

quinta-feira, 1 de março de 2012

Programação - A Arte do Feminino

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e o ARTE SESC apresentam:


Arte do Feminino
de 08 a 15 de março
ENTRADA FRANCA

Lançamento exposição MULHERES NO PAPEL
Saguão Centro Municipal de Cultura e Teatro de Câmara Túlio Piva
De 8
/03 às 18h30 até 14/03
Personagens femininos da literatura brasileira realizados em técnica de papietagem por um grupo de alunos artistas do Atelier Livre. O trabalho foi desenvolvido nas tardes de sextas-feiras de 2011, em oficinas livres. O título Mulheres no Papel faz referência ao material utilizado tanto na Literatura quanto no suporte da técnica escolhida, bem como do seu ‘papel’ como personagem da literatura brasileira.
Artistas: Betina Borne, Clotilde Maso, Daisy Viola, Eliane Vargas, Hermes Bernardi Jr., Laura Sadocco, Rejane Michel, Santa Pedebos.
Obras inspiradas em: Dona Flor, Macabéia, Gabriela, Diadorim, Dona Anja, Emília, Dona Beja, Anita Garibaldi.

Sarau MULHERES
Teatro Renascença
Dia 8/03, às 19h

Personalidades literárias fazem leituras e debatem sobre a literatura produzida por e sobre a mulher e o feminino. Em meio ao bate-papo com público, será oferecida uma canja musical.
com Jane Tutikian, Christina Dias, Cíntia Moscovich, Cláudia Tajes e Márcia Ivana de Lima e Silva, e canja musical de Vaness

Comédia musical EU TE AMO MESMO ASSIM (RJ)
Teatro Sesc Centro
Dia 08/03, às 20h
Inspirado na música sentimental brasileira e no livro “A Arte de Amar” de Ovídio, o espetáculo é um manual prático do amor, com músicas de Cartola, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Sidney Magal, Chitãozinho e Xororó, Gilberto Gil, João Falcão, Roberto Carlos, Vinicius de Moraes e outros grandes nomes do cancioneiro popular. No palco, os atores Laila Garin e Osvaldo Mil, acompanhados pela Banda Podre, dão todas as dicas pra quem quer conquistar ou esquecer um grande amor.
Elenco: Laila Garin e Osvaldo Mil
Músicos – Leandro Vasques, Ricco Viana, Rick de La Torre e Toninho Van Ahn
Supervisão Geral – João Falcão
Adaptação– Jô Abdu
Direção – João Sanches
Direção Musical – Alexandre Elias
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Espetáculo A LINHA DO TEMPO (RS)

Café Sesc Centro
Dia 8/03, às 19h

com Danny Calixto

Danny Calixto é a cantora, compositora e instrumentista de Porto Alegre, apresentando seu show com músicas do próximo disco "A Linha do Tempo". Nesta apresentação, além do trabalho autoral apresentará releituras de compositoras e intérpretes brasileiras. Seu repertório visita o samba-funk, afoxé, balada, candombe uruguaio, baião e bossa nova num show recheado de sutilezas, poesia e pulsação.
Músicos: Bruno Coelho na percuteria, Marcos Davi no violão e Everson Vargas no babybass.
Duração: 60 minutos

OFICINA DE CARIMBOS

Teatro Sesc CentroDias 8 e 9/03, às 14h
Criação e desenvolvimento de padronagens para aplicação em tecidos.
Ministrante: Carla Rangel Reichert
Duração: 9 horas
Classificação Etária: A partir de 16 anos

Performance MALENAS – Grupo Ocho Adelante Tango
Dia 8/03
Sesc Centro às 12h30

Estação Mercado Público da Trensurb às 15h30

Esquina Democrática às 17h
Performance de Tango com casais formados exclusivamente por mulheres, surpreendendo o público passante em locais inusitados da cidade. Uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Direção do Grupo: Daniel Osvaldo Carlos.
Direção Coreográfica: Mirian Tamiosso
Classificação Etária: Livre
Duração: 15 minutos

Espetáculo CONFESSO QUE CAPITU (RS)
Teatro Sesc Centro
Dia 9/03, às 20h
Século XXI. Diante de um computador, uma mulher procura desvendar o desejo. Na teia virtual, entre mitos femininos e histórias de deusas, encontra, com um século de diferença, os olhos oblíquos e dissimulados da mais enigmática personagem de Machado de Assis. Sim! Capitolina, o símbolo da mulher desejada, fascina a narradora que transpõe à sua própria vida o desafio de ser Capitu. A premiada cantora gaúcha Adriana Deffenti irá executar ao vivo, acompanhada de um pianista, a música Capitu, de Luiz Tatit que é a trilha do espetáculo, tendo várias incursões.
Após a apresentação será realizado um bate-papo que enfocará o feminino na literatura, no teatro e na música, tanto nas personagens quanto nas pessoas reais.
Atuação Elisa Lucas,
Trilha sonora executada ao vivo Adriana Deffenti
Direção: Roberto Birindelli

Espetáculo A CARPA (RJ)
Teatro Renascença
De 9 até 11/03, às 21h
Ivone Hoffmann e Anna Cotrim se revezam em quatro papéis, em duas épocas e em países diferentes, Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos e uma filha aculturada, que se casou com um “não judeu”. A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach, a páscoa judaica. Em torno da feitura do peixe tradicional, mãe e filha confrontam com humor amargo suas visões de mundo. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certezas e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo em que vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.
* Este espetáculo foi selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2011/2012 e Ministério da Cultura
Autoras Denise Crispun e Melanie Dimantas
Atrizes Ivone Hoffmann e Anna Cotrim
Direção Ary Cosloy
Classificação etária 10 anos
Duração: 80 minutos

OFICINA DANCEABILITYSala Álvaro MoreyraDia 9 às 18h30 e dias 10 e 11/3, às 15h
DanceAbility é um método de dança criado com influências da técnica de Contact Improvisation. A partir de jogos e exercícios para pesquisa de comunicação não-verbal e de movimento, os alunos aprendem como viabilizar uma participação inclusiva, expressando-se e colaborando artisticamente. É realizada em turma mista, com portadores ou não de deficiência .
Ministrante: Kalisy Cabeda
Classificação Etária: A partir de 16 anos

Espetáculo ANATOMIA DA BONECA (RS)
Teatro de Câmara Túlio Piva
Dias 10 e 11/03, às 20h

O espetáculo/performance multimídia é um processo investigativo em torno do universo feminino e da performance-arte como território de amplificação das fronteiras do teatro e dos artistas do corpo.
Direção: João de Ricardo
Performance: Andressa Cantergiani
Duração: 1h15
Classificação Etária: 16 anos

OFICINA DE TEATRO E LITERATURA
Teatro de Câmara Túlio Piva
Dias 10 e
11 às 14h e dia 12/03 às 19h
A oficina propõe transpor fortes e marcantes personagens da Literatura Brasileira para o Teatro. São elas: Diadorim (Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa); Macabéi (A Hora da Estrela de Clarice Lispector), Conceição (Missa do Galo de Machado de Assis) Maga, (O Jogo da Amarelinha de Julio Cortázar), Madame Bovary (de Gustave Flaubert) e Ana Karenina de Leon Tolstói.
Ministrante: Elisa Lucas
Classificação Etária: A partir de 16 anos

Espetáculo APARECEU A MARGARIDA (RS)
Teatro Sesc Centro
Dia 15/03, às 20h

A professora, Dona Margarida, no primeiro dia de aula de uma turma de 5ª série, resolve expor suas idéias nada ortodoxas aos alunos(platéia).Ela fala de maneira cruel e polêmica sobre os fatos da vida: sexo, educação, morte, autoritarismo... Entre tantas outras coisas.Num ato insano e desmedido expõe á turma ao seu capricho mesquinho e solitário, colocando de maneira rude e crua seus valores.Dona Margarida chega ao ápice de sua “aula” quando num acesso desmaia, se retirando logo depois e deixando á turma uma surpresa trágica.
Elenco: Renato Campão e Jairo Klein
Direção, Cenografia,Sonoplastia,Iluminação: EDUARDO KRAEMER
Produção: CIA TEATROFÍDICO
Classificação Etária: 16ANOS
Duração: 1h50min

Mostra Fotográfica MULHER QUER O QUE?
Estação Mercado Público da TrensurbDe 06/03 até 31/05 das 11h às 20h – Na Biblioteca da plataforma de embarque Fotos de Carmem Gamba
A exposição apresenta 10 fotografias retratando as mulheres e seus desejos atualmente. Para demonstrar a pluralidade do universo feminino, Carmem Gamba buscou personagens urbanas de diversas culturas.
Classificação Etária: livre