sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Selecionados Oficina Matteo Bonfitto no FITE

Selecionados Cinética do Invisível
Com Matteo Bonfitto

Dias 29, 30, 31/08 01 e 02/09 (quarta, quinta, sexta sábado e domingo) das 9h às 12h e 30min

Alberto Wellington Peixoto Callaça
Alyssa Tessari de Almeida
Cleilson Queiroz Lopes
Fábio Yudi Iokomizo
Fernanda Fonseca de Souza
Josie Pontes e Silva Pessoa
Juliana Ribeiro Wolkmer
Karilene Silveira Oliveira
Lohanny Rezende
Lucas Adriano Ferreira de souza
Marco Antonio Fronchetti
Michele da Silva Santos
Priscila Wetter dos Anjos Marinho
Renata Stein Dias
Renato Grecchi da Costa
Rodrigo Scalari
Rosa Maria Soares Mello
Vanessa de Oliveira Mello

IMPORTANTE: 
A palestra prevista para dia 29/08 às 19h
e 30 min, na sala 608 da FACED/ UFRGS é ABERTA AO
PÚBLICO, no entanto recomendamos aos selecionados
que estejam presentes.


A Oficina
Envereda pela trilha aberta por Peter Brook e seus atores, em que o teatro se propõe a envolver o espectador em estados e espaços cênicos, nos quais os territórios das sensações e relações humanas do cotidiano se confundem com os espaços das vivências dramáticas como performação expressiva e representativa. Nessa caminhada, ao mesmo tempo exploratória e incorporadora, a arte teatral trabalha, a cada espetáculo, as forças orgânicas à existência corporal, mental e espiritual do homem, remontando, inclusive, às da ancestralidade no plano dos psiquismos e das projeções místicas, para chegar, pela abdução estética, ao que chama de cinética do invisível.

Matteo Bonfitto  cursou a Escola de Arte Dramática da USP e o DAMS – Departamento de Arte, Música e Espetáculo – Università degli Studi di Bologna – Itália. É Mestre em Artes pela ECA-USP e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Além do trabalho artístico no teatro profissional, apresentado no Brasil e no exterior, é professor do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Tem vasta experiência na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos sobre esse tema, bem como os livros “O Ator Compositor” (Perspectiva, 2002) e “A Cinética do Invisível” (Perspectiva, 2009).Desenvolveu recentemente pesquisas junto ao The Graduate Center – CUNY, New York City, e Freie Universität, Berlim. É um dos fundadores do Performa Teatro - Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário