terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Homenagens nos Prêmios Açorianos e Tibicuera!

Na cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Teatro e Dança e Tibicuera de Teatro Infantil 2011, que acontece nessa sexta feira, dia 16 às 20h no Teatro Renascença, serão homenageados grandes nomes do teatro gaúcho, que infelizmente deixaram a cena esse ano.

A coreógrafa Carlota Albuquerque dirigirá uma performance em homenagem ao iluminador João Acir. Carlos Cachoeira, músico do grupo Tambo do Bando conduzirá uma homenagem ao ator e diretor Marcos Barreto. O bailarino Alexandre Rittmann preparou um duo em homenagem ao jornalista Hélio Barcellos Jr.

Saiba mais sobre os homenageados:

Marcos Barreto
Marcos Barreto foi ator de teatro, novelas e cinema, e também. Participou de várias novelas, e esteve no elenco da série A Casa das Sete Mulheres. Integrou o elenco de vários espetáculos de Gerald Thomas, entre eles Carmen com Filtro. Na década de 90, retornou a Porto Alegre onde dirigiu seu primeiro espetáculo: Lovemember. Já no cinema, esteve no elenco de vários filmes e seu mais recente trabalho foi em O Carteiro, dirigido por Reginaldo Faria. Em 2011, havia retornado a Porto Alegre onde assumiu a direção da Casa de Cultura Mário Quintana.

Hélio Barcellos Jr
Hélio era jornalista de cultura do Jornal do Comércio, desde 1996, sendo um importante divulgador das Artes Cênicas de Porto Alegre. Foi também ator e autor de teatro. Um dos mais recentes trabalhos do jornalista foi a produção do livro Sandra Dani — Memórias de uma Grande Atriz



João Acir
Iluminador e cenotécnico. Destaca-se no panorama do teatro gaúcho, a partir da década de 1950, pelo conhecimento técnico e pela qualidade artística de seu trabalho. No início da década de 1950, começou a trabalhar como técnico auxiliar de iluminação no Theatro São Pedro, onde conviveu com alguns dos ícones do teatro brasileiro. Entre 1967 e 1971, excursionou pelo Brasil com a Companhia Paulo Autran. Prestava assessoria técnica para vários teatros, tanto no Rio Grande do Sul como em outros Estados do Brasil. Paralelamente às atividades de iluminador e cenotécnico em teatro, especializou-se na criação de luz para espetáculos de dança, tanto de balé clássico quanto de dança contemporânea. Em 1993, recebeu o Prêmio Qorpo Santo, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Integrou a comissão fundadora do Porto Alegre em Cena, festival de teatro patrocinado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário