terça-feira, 19 de julho de 2011

TEATRO DE PRESENTE: grupo NEELIC

22 e 24 de julho
Teatro de Câmara Túlio Piva
entrada franca
(distribuição de senhas uma hora antes)

Programação em comemoração aos oito anos do grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica. A mostra reunirá espetáculos, oficinas, sarau e
exposição fotográfica.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
abertura dia 22 de julho | sexta-feira | às 18h
registros do fotógrafo Kiran Federico León dos espetáculos do grupo Neelic e da Escola de Teatro do Grupo Neelic

OFICINA
22 e 23 de julho | sexta-feira e sábado | às 19h às 21h30
Retirada de senhas somente no dia 22 de julho, às 18h, no local.
Exercícios para o trabalho de Ator: experimentando com o grupo Neelic irá proporcionar ao público alguns exercícios e experimentos realizados pelo grupo durante os processos de montagem de seus espetáculos.

SARAU DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA
24 de julho | domingo, às 19h | Teatro de Câmara Tulio Piva
retirada de senhas 1 hora antes
Apresentações dos estudantes e artistas do Neelic: cenas, poesias, stand-up comedy e canções.

ESPETÁCULOS:

Shakespeare despedaçado

23 de julho | sábado, às 16h | Teatro de Câmara Tulio Piva
Entrada franca
retirada de senhas 1 hora antes

O espetáculo é conclusão do curso Um Estudo Sobre Shakespeare, da Escola de Teatro do Grupo Neelic. A peça foi elaborada a partir de cenas extraídas das quatro grandes tragédias do dramaturgo tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente do mundo: Otelo, Macbeth, Hamlet e Romeu e Julieta. A concepção é elaborada no estilo contemporâneo, mesclando elementos atuais com um resgate de formas corporais e um trabalho textual que remete ao estilo sugerido pelo dramaturgo clássico em uma de suas obras principais, Hamlet. Um dos destaques do espetáculo é a trilha sonora, executada ao vivo pelos próprios atores-estudantes. Algumas foram criadas pelos músicos Christiano Buys e Helimara Medeiros.

DIREÇÃO Desirée Pessoa
ELENCO Christiano Buys, Suelen Gotardo, Helimara Medeiros, Carlos Araújo, Adriano Roman e Thaize Ribeiro
FOTOGRAFIA Kiran Federico León.
FIGURINOS Thaize Ribeiro
CRIAÇÃO DE VÍDEO Suelen Gotardo
TRILHA AO VIVO Christiano Buys, Suelen Gotardo, Helimara Medeiros, Carlos Araújo, Adriano Roman e Thaize Ribeiro
CONCEPÇÃO DE LUZ Juliana Charão
OPERAÇÃO DE LUZ Simone Bianchini

O Rinoceronte
24 de julho | domingo, às 16h | Teatro de Câmara Tulio Piva
Entrada franca
retirada de senhas 1 hora antes

O espetáculo O Rinoceronte é uma comédia, livre adaptação do Núcleo de Pesquisa em Atuação do Neelic sobre a obra homônima de Eugène Ionesco. O autor romeno ficou conhecido, juntamente com Samuel Beckett, como um dos pais do Teatro do Absurdo – ou Anti-Teatro. A encenação da Pesquisa do Neelic inicia com uma pacata cena de rua parisiense que se transforma após a passagem de um rinoceronte. Com pequenos episódios o espetáculo vai descortinando um painel de tipos sociais: a dona-de-casa, o merceeiro, o chefe, entre outros. Nas entrelinhas, fica claro que o animal vem simbolizando o conformismo no qual a sociedade está mergulhada, através de um processo contínuo de mediocrização.

DIREÇÃO Desirée Pessoa
ELENCO Adriano Valduga, Andiara Moraes, Barbara Amaral, Bruno Fernandes, Carlos Araújo, Cecília Suñe, Clau Fertsch, Thiago Oliveira.
CRIAÇÃO E OPERAÇÃO DA TRILHA AO VIVO Simone Bianchini
OPERAÇÃO DA TRILHA ELETRÔNICA Juliana Charão
CRIAÇÃO DE VÍDEOS Suelen Gotardo
MÁSCARAS Carlos de los Santos
ILUMINAÇÃO Adriano Roman
FOTOGRAFIA Kiran Federico León
PRODUÇÃO Adriano Roman e Núcleo de Pesquisa do Neelic

SOBRE O NEELIC
O Neelic é um grupo de teatro fundado em 2003, cuja proposta surge de uma experiência com oficinas para a comunidade, e se concretiza pela ocupação do espaço público então ocioso em que o grupo desenvolve ainda hoje parte de suas atividades, no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desde sua fundação, trabalha com criação de espetáculos, ensino e pesquisa em artes cênicas. O Núcleo atua em diferentes esferas da sociedade, como os projetos Usina das Artes e Condomínio Cênico. O primeiro ocorre no prédio da Usina do Gasômetro desde 2005. O segundo ocorre em dois dos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), desde 2000l. O grupo Neelic tem hoje em seu currículo diversos espetáculos profissionais, cursos, oficinas e palestras oferecidas à população. O espetáculo mais recente do grupo é Primeiro Amor, com direção de Desirée Pessoa, e criação em processo colaborativo da encenadora com os atores, a partir da estética de Samuel Beckett.

veja mais em:
www.neelic.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário