segunda-feira, 21 de março de 2011

PRÊMIO CARLOS CARVALHO: lançamento do livro da 7ª edição e divulgação do auxílio-montagem

SEXTA | DIA 25 DE MARÇO |ÀS 19H30
No GOETHE-INSTITUT de Porto Alegre

Av. 24 de outubro nº112



Lançamento do livro
7º Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho - Sessão de autógrafos com os autores
  • Divulgação do resultado do Prêmio Carlos Carvalho / Auxílio- Montagem


Logo após, será a estréia do espetáculo vencedor do
Concurso para novos diretores: edição Heiner Müller
. Veja mais sobre esse projeto neste outro post

Nesta sexta, dia 25 de março, vai rolar o lançamento do livro do 7º Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho, contendo as peças vencedoras: A cidade do circo dos dias iguais (1º lugar), Almas de vidro (2º lugar) e Palavras no chumbo derretido (3º lugar). Os autores Tarcízio Dalpra Jr. (MG), Marcos Vigani (SP) e Odir Ramos da Costa (RJ) estarão presentes para sessão de autógrafos. A Comissão Julgadora que selecionou as peças foi composta por Adriane Mottola (RS), Aimar Labaki (SP) e Samir Yazbek (SP) – que também assinam as apresentações das obras premiadas no livro.

Na mesma ocasião também será divulgado o projeto vencedor do Prêmio Carlos Carvalho / Auxílio-Montagem. Vinte mil reais serão concedidos ao melhor projeto para encenação de uma das 21 peças premiadas no Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho, desde sua primeira edição, em 1988. A Comissão Julgadora, composta por Decio Antunes, Helio Barcellos Jr., Newton Silva, Renato Mendonça e Camilo de Lélis, está analisando os projetos inscritos, desde 4 de março, para selecionar o projeto vencedor. O espetáculo que resultará deste prêmio já tem estréia marcada para 15 de julho, no Teatro Renascença, com entrada franca.

Além disso, será anunciado uma nova parceria da Secretaria Municipal da Cultura com o Goethe-Intitut de Porto Alegre para incentivar a literatura dramática. Será oferecida uma bolsa de estímulo à criação dramatúrgica, proporcionando a pesquisa para criação de um texto teatral inédito. O projeto vencedor receberá um incentivo financeiro no valor de dez mil reais e uma bolsa para estudos na Alemanha.

O Concurso Nacional de Dramaturgia - Prêmio Carlos Carvalho foi criado pela Prefeitura de Porto Alegre, em 1988, como um incentivo ao teatro brasileiro e uma homenagem a este dramaturgo gaúcho (1939 - 1985). Desde então, autores de 22 estados brasileiros inscreveram um total de 2.032 peças teatrais inéditas no concurso de nossa Cidade. Até o momento, 21 peças foram premiadas, cinco receberam menção honrosa e, com o lançamento do livro da sétima edição, 24 peças estão publicadas. A publicação em livro, além dos prêmios em dinheiro, associada à longa vida e a continuidade do evento tem garantido sua importância para a dramaturgia nacional. Em 2010 foi lançado o Prêmio em uma nova modalidade - o auxílio-montagem - para estimular a montagem dos textos premiados.

Veja informações completas no site do concurso: www.portoalegre.rs.gov.br/dramaturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário