segunda-feira, 13 de julho de 2009

Teatro Fora do Eixo

Mostra de Teatro Popular de Porto Alegre

Teatro de Câmara Túlio Piva
De 16 a 19 de julho – 19h
Entrada Franca (senhas uma hora antes).

A mostra ‘Teatro Fora do Eixo’ reúne espetáculos e demonstrações cênicas produzidos em grupos em oficinas teatrais de bairros periféricos da capital. O título da mostra faz referência ao livro de Fernando Peixoto (‘Um teatro fora do eixo’), lançado nos anos 90, sobre a produção teatral realizada fora do eixo Rio –SP.
No caso local o teatro apresentado é aquele que está à periferia da produção porto-alegrense.

Programação:

16 de Julho

quinta-feira às 19h:

Espetáculo “Doméstica”
Oficina de teatro da Região Sul
Oficineiro: Márcio Silveira dos Santos
Dona Maria enfrenta os conflitos na casa da patroa e do transporte coletivo. O dia de uma empregada doméstica aflita com as injustiças sociais.

Espetáculo “Um Poema, uma história, uma crônica, um desabafo”-

Oficina de Teatro da Vila São Miguel - Partenon
Oficineiro: Marcos Castilhos
Exercício de oficina de teatro em busca de um espetáculo de teatro

Espetáculo “Sanduíche de Traição”

Grupo Comtapa – Região Noroeste
Direção: Patrik Simões Pereira
Um amor de trânsito dura menos que um prato do dia.

17 de Julho
sexta-feira às 19h

Espetáculo “A Saga de Galatéia”,
Oficina Popular de Teatro do Bairro Humaitá
Coordenação: Paulo Flores
Adaptação da peça ‘Borandá - Auto do Migrante’, de Luís Alberto de Abreu. Um grupo de atores mambembes conta para o público a história de João de Galatéa, migrante fictício que vai desenvolver uma trajetória das profundezas do Brasil para a metrópole, uma espécie de Macunaíma contemporâneo.

18 de Julho
sábado às 19h

Espetáculo "A Chapeuzinho é a menina que espia"
Grupo Ator Doado.- Região Glória
Direção: Marcos Chaves
O enredo mistura a trama clássica da menina que leva uma cesta pela floresta com um jogo chamado "A Vila", onde há personagens em papéis diversos e dois lobos, ao invés de um, prontos para atacar os vileiros. A chapeuzinho é a menina que espia na floresta e pode resolver esta trama.

Espetáculo "Companheiros" e "Momentos do Cotidiano"

Oficina teatral do Extremo Sul
Oficineira: Mariana Vellinho
Com um pequeno fragmento de Caio Fernando Abreu e inspirado em imagens oriundas das artes plásticas o grupo recria imagens referentes ao tema 1cotidiano’, aliando poesia e reflexão.

Espetáculo "A Decisão"
Grupo Trilho
Orientação: Carlos Möndiger
Texto de Bertold Brecht. Quatro agitadores vindos da China, onde colaboraram em um processo revolucionário, retornam vitoriosos a Moscou. A morte de um deles submete os demais a um julgamento pelo “coro de controle”.

19 de Julho
domingo às 19h


Espetáculo “Aquele que diz sim, aquele que diz não
Oficina Popular de teatro do Bairro Restinga
Coordenação: Renan Leandro
O texto, escrito em 1930, por Bertolt Brecht fala sobre a importância da reflexão e de como o ser humano se comporta diante de determinadas situações. Para isso, apresentam-se duas situações extremas, aparentemente muito parecidas entre si, mas com desfechos diferentes em função das reações das pessoas envolvidas, onde se debate o direito de ir contra as normas e costumes sociais, e o direito de se dizer "não" a estas normas.


Espetáculo “A Comédia do Trabalho”
Oficina Popular de Teatro do Bairro Bom Jesus
Coordenação: Tânia Farias
A peça parte do roteiro elaborado por Sérgio de Carvalho e pela Cia. do Latão (SP). Em Tropélia, dominada por políticos canalhas e uma elite gananciosa, o povo está sujeito a todo tipo de abuso. Léo e Créo, gêmeos banqueiros que devem bilhões de bagos (moeda local) ganham a conivência do governo corrupto. Enquanto isso, Núlius, trabalhador demitido, vai suicidar-se atirando-se do alto do banco onde trabalhou por toda a vida. O suicídio vira uma comoção nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário